sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Organizando a vida com GTD

GTD é a sigla de Getting Things Done, um método de gerenciamento de ações criado por David Allen.


Sua tradução no Brasil é aquela utilizada no título do seu livro: "A arte de fazer acontecer".

O GTD se baseia no princípio de liberação de nossa mente das tarefas a realizar registrando-as em algum lugar para na seqüência processá-las e/ou executá-las. Assim a mente fica livre do trabalho de lembrar de tudo o que necessita ser feito e pode se concentrar em atividades criativas ou na execução dessas tarefas.

Segundo Allen existem cinco estágios distintos pelos quais passamos à medida que lidamos com o nosso trabalho: nós (1) coletamos coisas que exigem nossa atenção; (2) processamos seu significado e o que é preciso fazer em relação a elas; e (3) organizamos os resultados, que (4) revisamos, como opções quanto ao que decidimos (5) fazer.

Cada um desses estágios possui processos específicos, traduzidos em um diagrama que é facilmente encontrado na internet. A leitura do livro é recomendada pelo grau de detalhamento e por trazer o texto do autor. A simples visualização do diagrama não demontrará de forma completa a funcionalidade do método.

Ao conhecer o GTD vais observar que David Allen não dá ênfase à priorização das tarefas. Ele prega a criação de listas de tarefas que são específicas a um contexto. Além disso sugere que toda nova tarefa que possa ser executada em menos de dois minutos deve ser realizada imediatamente.


O sistema pode ser aplicado de forma manual, mas há no mercado aplicativos específicos para computadores, tablets ou smartphones que ajudam na aplicação do GTD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário